Como fica o clima em maio no Brasil?

Mês começa com grande e forte frente fria avançando sobre o país. O podcast “Clima entre nós” traz a tendência para todas as Regiões.

Uma grande e forte frente fria avança sobre o Brasil nos primeiros dias de maio. A chuva desta frente fria começa a ser sentida no país entre os dias 4 e 5, mas o frio de sua massa polar só deve chegar com foça a partir do dia 6 de maio. 

Temperatura 

A acentuada queda da temperatura começará ser sentida nas vésperas do Dia das Mães em grande parte da Região Sul do Brasil e até em áreas de Mato Grosso do Sul. Mas será justamente na sexta-feira, 8, e no fim de semana do Dia das Mães, 9 e 10 de maio, que o frio se espalha de vez pelo centro-sul do país fazendo a temperatura despencar em São Paulo, no centro-sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Mas desta vez vai sobrar frio para Cuiabá e para para os estados de Rondônia, Acre e até para o sul do Amazonas.

Na avaliação de Patricia Madeira, meteorologista da Climatempo especialista em previsão de clima, esta será a primeira onda de frio forte do outono.  “É com ela que vamos sentir uma clara mudança no clima no Brasil, que vamos sentir que o frio começou de verdade”.

Foto de Juliano Batista, Betim (MG)

dias de sol e poucas nuvens são comuns em maio no Sudeste do Brasil

Chuva

A chuva de maio já é altamente dependente da passagem de frentes frias. A massa de ar seco que se estabeleceu sobre o país no fim de abril começou secar o Sudeste,  o Centro-Oeste e áreas do do Norte e do Nordeste.

Durante o mês de maio, duas grandes frentes frias vão passar sobre o Brasil, com força para provocar chuva em várias áreas pelo interior do país.  Estas duas frentes vão levar um pouco de chuva para Sul, molhar a terra também em São Paulo, que ficou muito seco em abril. Mas chuva destas frentes frias não vai mudar o quadro de seca.

A Zona de Convergência Intertropical ainda terá atividade na costa norte do Nordeste e no Norte do Nordeste favorecendo chuva para estados como Rio Grande do Norte, Ceará, centro-norte do Piauí, do Maranhão, Amapá, Roraima, norte do Pará e do Amazonas. As capitais destes estados estão sujeitas a chuva forte.

Confira mais detalhes sobre a previsão do clima para maio na live gravada no dia 28/4/2020. Este podcast é a live integral.

O podcast “Clima entre nós” está disponível também nas principais plataformas de áudio:

Boa escuta e feliz maio!

Leia Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *