Corinthians faz post em apoio a morador de rua imobilizado por guardas civis em São José dos Campos – globoesporte.com

Homem estava com cachorrinha no colo e usava camisa do Corinthians de 2005. Pessoas no local reclamaram de uso excessivo de força

Polícia Civil investiga confusão entre GCM e morador de rua em São José dos Campos

Polícia Civil investiga confusão entre GCM e morador de rua em São José dos Campos

O Corinthians fez uma postagem em apoio a um morador de rua que foi imobilizado por guardas civis municipais no Centro de São José dos Campos, na última segunda-feira (10). O caso viralizou nas redes sociais com pessoas no local reclamando de ação excessiva dos guardas.

A polêmica teve início quando Jadir Carvalho tentou entrar no Mercado Municipal com sua cachorrinha, Isabela, no colo. Ele foi impedido por um guarda civil, por animais serem proibidos no local. Houve uma discussão e outros guardas apareceram.

Morador de rua com camisa do Corinthians imobilizado por guardas civis em São José dos Campos — Foto: Reprodução

Vídeos gravados por pessoas que passavam pelo local mostram três guardas imobilizando Jadir. Em um momento, sua cachorra cai do colo e ele é arrastado pelos guardas, deixando o animal para trás. Quem tentou ajudar, relata que os guardas atiraram spray de pimenta.

Jadir vestia uma camisa do Corinthians no momento da confusão. Foi a camisa do meio Roger, de 2005, quando o Corinthians venceu o Campeonato Brasileiro.

– O Corinthians se sensibilizou com a história do seu Jadir e da Isabela, sua cachorrinha. Somos contrários a qualquer tipo de violência. Seu Jadir, você não está sozinho! – disse na postagem, em que também diz que há presentes a caminho.

A Polícia Civil ouviu as partes e instaurou, inicialmente, um boletim de ocorrência por desacato à autoridade contra o morador de rua. No entanto, pessoas que testemunharam a ação também foram à delegacia e registraram boletins de lesão corporal por parte da Guarda Civil Municipal. Haverá investigações para os dois procedimentos.

Em nota, a Prefeitura de São José dos Campos informou que as imagens da ocorrência estão sendo analisadas pela Corregedoria da Guarda Civil Municipal para a apuração de responsabilidades.

Em um vídeo nas redes sociais, o prefeito Felício Ramuth afirmou que viu excesso na ação dos guardas civis e pediu desculpas ao homem abordado. Também falou que cobrará uma apuração rigorosa dos fatos.

Leia Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *