Deputado distrital pede impeachment de Bolsonaro

O presidente Bolsonaro: crime de responsabilidade, segundo autor de pedido de impeachment Marcos Corrêa/PR

Publicidade

Foi protocolado nesta terça-feira, 17, na Câmara dos Deputados, um pedido de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro. O autor da representação é o deputado distrital Leandro Grass (Rede).

Segundo o parlamentar, Bolsonaro cometeu crime de responsabilidade ao apoiar manifestações populares contra o Congresso e o Supremo Tribunal Federal (STF).

Na representação, Grass argumenta que o presidente estimulou os protestos contra os outros dois poderes ao compartilhar vídeos por redes sociais e também em um discurso oficial.

O discurso ocorreu em 7 de março, quando o presidente conclamou a população a comparecer aos atos marcados para 15 de março. Na ocasião, ele discursava a apoiadores na base aérea de Boa Vista (Roraima), durante a escala para a viagem de quatro dias que fez aos Estados Unidos. Bolsonaro chegou a provocar a classe política, dizendo que “político que tem medo de movimento de rua, não serve para ser político”.

Continua após a publicidade

Grass argumenta, ainda, que Bolsonaro cometeu falta graves ao afirmar, sem apresentar provas, que as eleições de 2018 foram fraudadas. Segundo o presidente, ele teria ganhado as eleições já no primeiro turno. A afirmação foi feita em 10 de março, durante a visita oficial aos Estados Unidos.

Os ataques realizados pelo presidente contra a jornalista Patrícia Campos Melo, da Folha de S.Paulo, também estão entre os argumentos que fundamentam o pedido de impeachment. Nesse caso, Bolsonaro é acusado de quebra de decoro. O presidente fez ofensas de teor sexual à repórter, explorando uma informação falsa que um depoente prestou na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Fake News para afirmar que a jornalista “queria dar o furo a qualquer preço contra mim”. No jargão jornalístico, a expressão “dar um furo” significa publicar uma informação exclusiva antes de outros veículos.

O deputado federal Alexandre Frota (PSDB-SP) prepara outro pedido de impeachment contra o presidente. Frota foi um dos mais ferrenhos apoiadores de Bolsonaro durante a campanha presidencial de 2018.

Leia Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *