Dicas de Poupança: mais um ano de poupança – o que vai fazer?

A poupança de juros nos empréstimos deverá manter-se pelo menos até 2020, na sequência das medidas anunciadas esta semana pelo BCE. Ou seja, a sua prestação da casa do crédito à habitação vai continuar baixinha durante mais dois anos. É um alívio inesperado, porque era suposto a Euribor regressar ao zero no final deste ano (2019). Agora a previsão passou para que a Euribor regresse ao zero só no final de 2020.

Essa poupança de mais um ano acontece porque o BCE decidiu manter em 0% a principal taxa de refinanciamento, e também anunciou que não vai subir as taxas de juro até ao final do ano, devido aos riscos de abrandamento da economia da zona euro, quando previa anteriormente deixar as taxas inalteradas “pelo menos até ao verão de 2019”.

O QUE VAI FAZER COM A SUA “FOLGA ORÇAMENTAL”?

Portanto, o alívio no seu orçamento vai manter-se mais uns tempos. A minha pergunta para si é: O que vai fazer com essa folga? Se for prudente vai colocar esses 50 euros por mês (que agora está a ter “a mais” todos os meses) de lado para os investir/poupar e ganhar dinheiro com eles em ferramentas de poupança (são 600 euros por ano/1200 euros nos dois anos) para quando a Euribor subir ter algum fundo de maneio para gerir qualquer imprevisto. Claro que também pode ir jantar fora e gastá-los de uma vez, ou comprar mais um par de sapatos ou um ‘gadget’ qualquer. Nada contra. O que quero lembrar-lhe é que tem opções.

A MÁ NOTÍCIA

Como a Euribor está negativa, e a Euribor é a taxa a que os bancos emprestam dinheiro uns aos outros, isso vai refletir-se negativamente nos juros dos depósitos a prazo que os bancos nos pagam. A média atualmente está nos 0,15% a 1 ano. Quase zero. Um valor absolutamente miserável. Quem tem dinheiro em depósitos a prazo está literalmente a perder dinheiro. Qualquer depósito que renda menos de 1,6% está a dar prejuízo por causa da inflação. Pense no assunto e procure alternativas no mercado. Com capital garantido tem os Certificados do Tesouro Poupança Crescimento.

As opções mais rentáveis têm obviamente risco. Tem os fundos de Investimento, ações, ‘crowdfundig’ de investimento como a Raize, Housers, Bondora, Mintos, Viventor, etc, etc, etc. Investigue e veja o que é uma opção razoável para si. Não fique é a ver o dinheiro desaparecer por entre os dedos todos os meses. Daqui a dois anos vai fazer-lhe falta (se não for antes).

Leia Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *