Francisco Morato | Égua que caiu em córrego na Grande SP é içada por helicóptero

Uma égua precisou ser resgatada pelo Corpo de Bombeiros após cair de uma ribanceira em Francisco Morato (Grande São Paulo), na tarde de ontem, durante a forte chuva que atingiu a região. De acordo com a corporação, o animal foi arrastado pela água e ficou preso em um córrego, num local de difícil acesso.

O Grupamento de Bombeiros de Francisco Morato foi acionado pelo proprietário do animal para iniciar o resgate. A égua foi encontrada ferida e recebeu os primeiros socorros do tenente veterinário Daniel Golcman, da Cavalaria 9 de Julho, ainda no local.

“Eles retiraram ela do rio, mas não conseguiram levantá-la, porque ela estava muito fraca, extenuada, ficava se debatendo e era uma égua velha. Eu fui lá e examinei para ter certeza que ela tinha condições de ser içada, e realmente estava bem magra e é um animal debilitado”, disse Golcman.

“Eu fiz primeiro uma hidratação e uma anestesia com analgésicos potentes, porque tinha que tomar muito cuidado, porque na situação que ela estava poderia não sobreviver”, afirmou.

Cavalo é resgatado pelo Corpo de Bombeiros em Francisco Morato (Grande SP) - Corpo de Bombeiros/Divulgação

Cavalo é resgatado pelo Corpo de Bombeiros em Francisco Morato (Grande SP)

Imagem: Corpo de Bombeiros/Divulgação

A equipe também contou com o apoio do helicóptero Águia da Policia Militar, que fez a remoção com o animal levemente sedado, após receber os medicamentos iniciais.

Após o transporte, a égua foi entregue ao seu dono em um sítio em segurança. Segundo o Tenente Golcman, a recomendação dada é de que ele procurasse um veterinário para seguir com as medicações necessárias.

Também participaram do salvamento o sargento Luiz, da PM, o cabo Cezário e o soldado Aleksandro, do 5º Grupamento de Bombeiros.

Leia Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *