Indicado pelo país | A Vida Invisível pode render Oscar ao Brasil em outra categoria

A Vida Invisível, escolhido pelo Brasil para tentar uma indicação de melhor filme internacional do Oscar 2020, pode conseguir entrar para a maior premiação do cinema em outra categoria: fotografia.

Em entrevista para o podcast Cinema na Varanda, o produtor Rodrigo Teixeira (que tem no currículo de A Bruxa até o premiado Me Chame Pelo Seu Nome e o recente Ad Astra) revelou que a equipe acredita que o projeto brasileiro pode se destacar em categorias fora da premiação principal, especialmente por Hélène Louvart, a diretora de fotografia.

“Ela acabou de ganhar um prêmio essa semana que é o Oscar dos fotógrafos. Acho que tem uma chance muito grande. A Amazon quer comprar essa briga e para isso teríamos que antecipar um pouco a estreia do filme nos Estados Unidos, porque senão estaríamos concorrendo apenas como filme estrangeiro”, disse Rodrigo.

O produtor Rodrigo Teixeira - Rarime Xavier/Folhapress

O produtor Rodrigo Teixeira

Imagem: Rarime Xavier/Folhapress

A ideia é antecipar o lançamento de A Vida Invisível, dirigido pelo cineasta cearense Karim Aïnouz e com participação de Fernanda Montenegro, de janeiro para dezembro no mercado norte-americano. Três filmes que o brasileiro produziu podem entrar entre os melhores fotógrafos no Oscar 2020: Hoyte van Hoytema (Ad Astra), Jarin Blaschke (O Farol) e a própria Hélène.

A Vida Invisível não terá verbas públicas em sua campanha de divulgação nos Estados Unidos, considerada crucial para a nomeação em Hollywood. Diferentemente de anos anteriores, nem Ancine nem o Ministério da Cidadania aprovaram apoio financeiro ao filme.

Teixeira declarou em entrevista ao UOL no começo deste mês que a verba para a campanha virá de duas frentes: de sua produtora, a RT Features e, principalmente, da gigante Amazon, em um “investimento pesado” que colocará o filme em pé de igualdade com favoritos da categoria, como Dor e Glória, do espanhol Pedro Almodóvar.

Estrelado por Julia Stockler e Carol Duarte, com participações de Fernanda Montenegro, Gregório Duvivier e António Fonseca, A Vida Invisível chega ao circuito comercial brasileiro em 31 de outubro. Uma lista preliminar de indicados a melhor filme internacional será divulgada pela Academia de Hollywood até o fim deste ano. A relação final com os cinco indicados será conhecida apenas no dia 13 de janeiro.

A cerimônia de entrega do Oscar ocorre em 9 de fevereiro, em Los Angeles.

Leia Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *