Judiciário volta do recesso com ‘bombas’ contra políticos por decidir

No Supremo Tribunal Federal, há expectativa sobre os desdobramentos dos inquéritos das fake news e dos atos antidemocráticos — que respingam em apoiadores de Jair Bolsonaro. Orlando Brito/VEJA

Publicidade

Com a retomada das atividades após o recesso do meio do ano nesta segunda-feira, a cúpula do Judiciário deve movimentar o cenário político com a continuidade de temas espinhosos e investigações polêmicas.

No Supremo Tribunal Federal, há expectativa sobre os desdobramentos dos inquéritos das fake news e dos atos antidemocráticos — que respingam em apoiadores de Jair Bolsonaro. Há, também, a previsão de que os ministros decidam sobre o foro concedido ao senador Flávio Bolsonaro pelo Tribunal de Justiça do Rio no início de julho.

ASSINE VEJA

Os 10 fazendeiros que mais desmatam a Amazônia Leia em VEJA: Levantamento exclusivo revela os campeões da destruição. Mais: as mudanças do cotidiano na vida pós-pandemia

Clique e Assine

Medidas duras contra governadores devem seguir no Superior Tribunal de Justiça, instância competente para investigar e processar os chefes dos estados. Já foram alvo de operações autorizadas pela Corte, entre outros políticos, os governadores de Rio de Janeiro, Amazonas e Pará.

Considerado fundamental para as investigações sobre a morte de Marielle Franco, também acontece no STJ o julgamento sobre a quebra de sigilo de dados que opõe o Ministério Público do Rio e o Google. Já tem data para acontecer: o próximo dia 26 de agosto. 

Continua após a publicidade

No TSE, as atenções se voltam para a discussão a respeito do abuso de poder religioso, que pode definir balizas para a participação de religiosos na política. A questão já começou a ser analisada e a proposta do relator, ministro Edson Fachin, é para que o abuso de poder de autoridade religiosa possa levar à cassação.

Receba as novidades e principais acontecimentos, bastidores e análises do cenário político brasileiro. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossas newsletters pela manhã de segunda a sexta-feira.

Leia Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *