Policiais civis se unem para doação de sangue no Hemocentro do Estado

Policiais civis da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE) participaram, nesta terça-feira (26.11), da companha de doação de sangue do MT-Hemocentro, contribuindo para o estoque de bolsas sanguíneas da instituição. A companha que incentiva a doação de sangue visa abastecer o estoque de bolsas do MT-Hemocentro para o período de festividades do final de ano.

Esta é a terceira vez que os policiais da Delegacia de Entorpecentes participam da campanha, sendo a segunda no ano de 2019. Em fevereiro, a equipe da DRE também contribuiu com o hemocentro para o período do carnaval.

Segundo o delegado titular da DRE, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, assim que foi noticiado o novo período da campanha, convocou toda equipe para realizar a doação. No total, 18 policiais da DRE compareceram ao hemocentro para atender às necessidades do banco de sangue.

 

“Sabemos da importância do ato, da necessidade da doação de sangue, e por esta razão nós da DRE estamos praticando pela segunda vez no ano este ato de amor ao próximo, que pode salvar muitas vidas”, disse o delegado.

O MT-Hemocentro, único banco de sangue público, necessita aumentar o estoque de sangue para período como o Carnaval e as festas de fim de ano, com a finalidade de atender diversos pacientes hospitalizados em hospitais da região metropolitana, principalmente, aqueles em situações de emergências que foram vítimas de acidentes de trânsito, e ainda pacientes com cirurgias agendadas e outros em tratamento de doenças hematológicas. Uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas.

Horário de funcionamento

O MT Hemocentro está localizado na Rua 13 de Junho, n° 1055, bairro Centro-Sul, em Cuiabá. O horário de atendimento é de segunda a quinta-feira, das 7h às 17h30.

Quem pode doar

O Ministério da Saúde recomenda que o doador compareça à unidade portando um documento oficial com foto, tenha mais de 50 quilos, esteja em bom estado de saúde e tenha uma alimentação saudável.

Homens podem fazer até quatro doações anuais, com prazo de dois meses entre cada uma. Já as mulheres podem fazer três doações por ano, com um espaço de quatro meses. Os candidatos precisam ter a partir de 16 a 69 anos, 11 meses e 29 dias.

Em cada coleta é retirado um volume aproximado de até 450 ml de sangue. Recomenda-se, nas primeiras horas pós-doação, descanso, evitar atividade física e ingestão de bebida alcoólica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *