Prefeitura cancela show da cantora Iza na Praia de Ipanema em 9 de fevereiro

Secretário diz que decisão ocorreu por receio de que evento atraia grande número de pessoas, o que poderia gerar transtornos ao bairro

Renan Rodrigues

27/01/2020 – 12:34
/ Atualizado em 27/01/2020 – 21:07

Iza: show da cantora em Ipanema é cancelado pela prefeitura Foto: Brenno Carvalho em 29/src9/2src19 / Agência O Globo
Iza: show da cantora em Ipanema é cancelado pela prefeitura Foto: Brenno Carvalho em 29/09/2019 / Agência O Globo

RIO — A prefeitura do Rio anunciou na manhã desta segunda-feira o cancelamento do show da Iza, que aconteceria na praia de Ipanema no dia 9 de fevereiro. Segundo o secretário de Eventos, Felipe Michel, a decisão ocorreu após o receio da prefeitura de que o evento atraia um grande número de pessoas, o que poderia gerar transtornos para o bairro.

— A pedido dos moradores de Ipanema, o evento que teríamos da Iza em Ipanema está cancelado até segunda ordem. Se houver consenso e bom senso entre associação de moradores, população, governo do estado e todos os órgãos da prefeitura, ok. Se não houver, continua cancelado para o bem da população de Ipanema para que possa sempre prevalecer o melhor, para que a gente não tenha nenhum fato contrário aos interesses da população — anunciou Felipe Michel, no Palácio da Cidade, sede social do município localizada na Zona Sul.

ENTENDA: Jogo dos sete erros da abertura oficial do carnaval do Rio, em Copacabana

O anúncio ocorre após a confusão ocorrida na dispersão do Baile da Favorita, na abertura oficial do carnaval, ocorrida na praia de Ipanema. Na ocasião, cerca de 300 mil pessoas estiveram presentes, de acordo com estimativa da Riotur.

Já os cortejos da Banda de Ipanema e do Simpatia é Quase Amor, blocos tradicionais do bairro, tiveram seus horários mantidos, também segundo Felipe Michel. A prefeitura voltou atrás da decisão de mudar a hora dos desfiles. O secretário justificou a decisão alegando que uma nova pesquisa realizada com moradores. Foram 350 ligações telefônicas durante o fim de semana. De acordo com Michel, 65% dos moradores consultados se manifestaram favoráveis à manutenção do horário. A Polícia Militar e o Metrô também  foram consultados, e foram contrários à mudança.

LEIA: Confira o calendário dos cortejos dos megablocos no carnaval do Rio

— Coronel Figueiredo (comandante da PM) nos colocou que seria impossível fazer os dois blocos no mesmo horário, que seria muito delicado para a segurança dos blocos. Estaremos mantendo bloco na parte da tarde. Banda e Simpatia serão na parte da tarde. Como diz O ditado: A voz do povo é a voz de Deus — anunciou o secretário Felipe Michel, que acrescentou que a concessionária Metrô Rio também foi consultada.

Em nota, a produtora Novo Traço, que organiza o projeto Verão TIM, afirma que o show da cantora Iza conta com a “autorização e o apoio de todos os órgãos públicos”, e que não existem impeditivos para a sua realização.

Confira a íntegra da nota, que é assinada pelo CEO da Novo Traço, Rafaello Ramundo:

“Os shows do projeto Verão TIM têm a autorização e o apoio de todos os órgãos públicos para a sua realização, conforme solicitado por Felipe Michel, Secretário Municipal de Envelhecimento Saudável, Qualidade de Vida e Eventos, que tem sido um parceiro importante desde o início do projeto. Deste modo, a produtora Novo Traço, idealizadora e organizadora do evento, entende que não existem impeditivos para que o show da cantora Iza aconteça no dia 9 de fevereiro (domingo), na Praia de Ipanema, a partir de 17h.

No início de cada semana, é realizada uma reunião de planejamento no Centro de Operações da Prefeitura para mapear as condições específicas de funcionamento de cada um dos shows.

Desde o dia 4 de janeiro, o Verão TIM ocupou a Praia de Ipanema com seis tardes de shows e festas, que levaram 40 mil pessoas, em média, por dia ao evento. Neste período, o evento, que contou com um esquema bem-sucedido de planejamento operacional, envolvendo a Polícia Militar, a Prefeitura, o Governo do Estado, os bombeiros e o Metrô Rio, entre outros, não teve qualquer incidente ou ocorrência.

No próximo dia 1 de fevereiro, o Verão TIM terá uma edição voltada para a diversidade e o público LGBTQI+, com show de Gloria Groove e Johnny Hooker, seguido da Festa da Raça. No dia 2 de fevereiro, será a vez de Martinho da Vila convidar Criolo e da festa Moo. Os dois shows, assim como o de Iza, acontecem na Praia de Ipanema, na altura da Rua Paul Redfern.

Entre as iniciativas sociais do projeto, estão uma parceria com a ONG Rio Solidário, a contratação de pessoas da terceira idade para trabalhar na produção – como parte da parceria com a Secretaria de Eventos da Prefeitura – e a preocupação com áreas de acessibilidade para pessoas com deficiência física. A Novo Traço doou uma tonelada de alimentos para o Rio Solidário, além de colaborar financeiramente com a manutenção das academias da terceira idade de Ipanema”.

Leia Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *