Verde Novo distribuirá mudas de plantas nativas durante Rally Ecológico

O projeto Verde Novo do Juizado Volante Ambiental (Juvam) de Cuiabá participará da 12ª Edição do Rally Ecológico 2020 e distribuirá mais de mil mudas de árvores nativas do cerrado. A ação é fruto da parceria com Rede de Postos Morada/Shell e apoio do Sportsmotor Clube de Automobilismo, promotor do Rally Ecológico.
A distribuição de mudas inicia nesse mês de setembro e contará com os 11 postos da rede como de pontos de apoio. Para isso bastará o cidadão passar em um dos postos e solicitar a muda que será entregue gratuitamente. A prova de regularidade que já plantou 11 mil mudas de árvores em Mato Grosso, será realizada no dia 5 de dezembro, com largada em Cuiabá e chegada no Lago de Manso. Como a rede Morada/Shell já apoia o evento esportivo que reúne ecoturismo, aventura e sensibilização ambiental, o Juvam propôs a extensão da parceria.
De acordo com a coordenadora executiva do Projeto, Bruna Bussato Zeni, a parceria veio em momento oportuno, uma vez que o projeto quer expandir suas ações. “Para nós do Projeto Verde Novo essa parceria será muito importante, pois o Tribunal de Justiça vem incrementando ações nesse sentido de ampliar a nossa rede de apoiadores e urbanizar a nossa capital”, disse.
Além disso, Bruna explicou que a ideia é repassar as informações necessárias para o plantio adequando das mudas. “Nossa ideia é criar um link para nosso site para instruir as pessoas a plantarem corretamente as mudas, sem o risco de perdê-las”, comentou e acrescentou que durante o evento, serão distribuídas incialmente mudas de árvores nativas e frutíferas como acerola, bacupari, goiaba, pitanga, jabuticaba, jenipapo, pitomba, jacarandá, além é claro de uma espécie apreciada por todos e tida como um dos símbolos do cerrado, o ipê (branco roxo e rosa).
A ação começa já no próximo dia 19/9 (sábado) no posto Morada Lava Pés/Shell, que fica na Avenida Miguel Sutil, em frente ao Shopping Estação. Durante o dia, serão distribuídas incialmente 100 mudas de árvores nativas e frutíferas. No dia da árvore (21 de setembro) todos os postos da rede passarão a entregar as árvores.
Luiz Galvan, dos postos Morada, destacou que todos os frentistas serão treinados para atuar na distribuição das mudas. “A entrega será no modelo ‘Take Away’. O cidadão entra no posto e nem precisa descer do carro para receber a muda do frentista, de forma rápida e segura”, destacou Galvan.
 
Verde Novo – O projeto é desenvolvido pelo Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio do Juvam, em Parceria com a Prefeitura de Cuiabá, Instituto Ação Verde e o Grupo Petrópolis, responsável pela doação das mudas de árvores nativas e frutíferas. Até hoje o Verde Novo realizou mais de 85 ações e foram distribuídas e plantadas cerca de 34 mil mudas em diversos pontos de Cuiabá.
Veja os pontos de distribuição AQUI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *