Publicidade

Muda o ano, mas algumas coisas continuam como antes. A carga de impostos e obrigações no início de cada novo ciclo se renova e sempre chegam as faturas do IPTU, do material escolar e mensalidade da escola dos filhos … com o IPVA, que é o imposto relacionado aos Despachantes Documentalistas, não é diferente. Em Mato Grosso já saiu a tabela com os vencimentos.
E saiu com duas boas notícias. A primeira é que o Governo manteve a alíquota de cobrança do ano passado. A segunda é que o Estado mudou o calendário e deu um pequeno fôlego para o pagamento, que agora só começará em março e terminará em junho. Nos anos anteriores à pandemia, as primeiras cobranças eram feitas a partir de janeiro.
No cenário de 2022, os carros com placas de finais 1, 2 e 3 vencem no mês de março; as placas de finais 4, 5 e 6 vencem em abril; as placas de finais 7, 8 e 9 vencem no mês de maio; e as placas de finais 0 vencem em junho.
O governo lembra que o IPVA pode ser pago em parcela única, com descontos de 5% ou 3%, ou em até seis vezes sem juros, desde que a data de vencimento da última parcela não ultrapasse o ano de referência. Os proprietários de veículos que optarem pelo pagamento de forma integral terão o desconto aplicado de acordo com a data escolhida. No caso das placas com finais 1, 2 e 3, por exemplo, os valores pagos até o dia 10 de março terão um desconto de 5% e quem pagar até o dia 21, terá um abatimento de 3%.
Sempre é importante ressaltar que o documento do veículo não é composto apenas do IPVA. Para que o veículo possa transitar de forma legal, é necessário renovar o Licenciamento Anual e este não segue o mesmo calendário do IPVA. Tem que ficar atendo a isso.
Como sempre tem mudanças e o calendário não é integrado, o ideal é renovar a documentação com um profissional habilitado e de confiança. Em Mato Grosso somos aproximadamente 200 despachantes regularizados junto ao Conselho dos Despachantes Documentalistas de Mato Grosso (CRDD-MT) e todos estão à disposição para sanar as dúvidas e auxiliar nas medidas que devem ser adotadas. Para atestar a qualidade do despachante, basta pedir a apresentação do cartão de identificação (da carteirinha) do CRDD-MT, que comprova a regularidade do profissional.
Só Notícias Logo
Só Notícias é o primeiro jornal virtual do interior de Mato Grosso, há 20 anos no ar com as melhores informações.
Saiba Mais

source

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.