Publicidade

Regador, pá e rastelo pequeno fazem parte do kit básico
Que ter plantas em casa é decisão acertada, ninguém questiona. Mas na hora de providenciar as ferramentas certas para cuidar da urban jungle, as dúvidas podem aparecer. Além daquele kit básico de pá, espátula fina e rastelo (que a gente imagina que você que convive com uma plantinha em casa já tenha), existe um pequeno universo de ferramentas capaz de facilitar a manutenção das amigas verdes, das pequenas até as mais exuberantes.
Iniciantes e hortelões
Borrifador de pressão – ele é capaz de aspergir água em pequenas e delicadas gotas, garantindo umidade sem machucar as folhas das espécies mais frágeis.
Semeadeiras – essas caixinhas são ótimas camas para manter as sementes em brotação até que ganhem tamanho suficiente para que sejam transplantadas para seus endereços definitivos (essa informação estará descrita no envelopinho da semente).
Regador de bico fino – se você mora na cidade, é muito provável que suas plantas estejam distribuídas em vasos. O bico fino evita que a água se espalhe por todos os lados na hora da rega. Se a sua planta curte ficar com as folhas molhadinhas, caso de jiboias e costelas-de-adão, por exemplo, aproveite o borrifador que já está nessa lista.
Fios de amarração – vale aproveitar barbantes e araminhos de embalagens. Eles são úteis para conduzir trepadeiras sem machucar os caules ainda fininhos.
Intermediários e aventureiros de jardins
Para ampliar seu kit, vamos considerar que você já tenha todos os acessórios do pacote anterior, ok?

Tesoura de poda – ela tem lâmina afiada e forte, que dá segurança para pequenos ajustes e conduções. As roseiras, por exemplo, precisam de uma poda de limpeza no começo do inverno e essa é a melhor ferramenta para o trabalho.
Luva grossa – taí a parceira da tesoura para trabalhar com plantas que espetam ou de folhas cortantes, como as roseiras, os cítricos ou os aspargos de forração, todos chatinhos de lidar. Há luvas de malha e modelos com a palma de borracha. Escolha a que for mais conveniente para o seu uso.
Regador com boca larga – o modelo com bico grande e furadinho é capaz de simular uma chuva (quanto maior o furo, mais pesado o banho), ótima solução para a galera que tem um quintal e não vê problema em espalhar um pouco d’água no chão.
Avançados e agricultores de quintal
De novo, a gente avança no kit levando em conta que você já tem os itens das listas anteriores.
Pás, transportador e rastelo de tamanho grande – cumprem as mesmas funções dos pequenos, mas para plantas de escalas maiores.
Banquinho – tirou o dia para limpar as cochonilhas do tomateiro? Uma banqueta vai te poupar de dores nas costas quando a tarefa acabar.
Joelheira ou esteira acolchoada – assim como o banquinho, dá uma ajuda e tanto se você decidir caçar lesmas e caracóis que se escondem embaixo das folhas.
Mangueira com diversos bicos – também conhecida como hidropistola, ela oferece diferentes tipos de jatos de água em um mesmo esguicho.
Composteira – folhas secas, cascas de legumes e restos de alimentos ganham vida nova com a ajuda das minhocas. Se você tem um volume razoável de sobras orgânicas e espaço para as caixas, vale o investimento, já que o produto final, adubo do bom, pode ser aproveitado no seu jardim.
Lâmpadas para cultivo – se não bate sol ou claridade em todos os lugares onde você gostaria de ter uma planta, talvez valha investir em luzes para incentivar o crescimento dos seus verdinhos. Uma fluorescente de amplo espectro (procure por T8 ou T5) já dá uma bela força, mas se estiver com dinheiro sobrando, procure as especiais para cultivo. Elas emitem uma luz violeta, são muito comuns em cultivos hidropônicos e de microgreens, mas custam pequenas fortunas. Lembre-se de apagá-las à noite, para não estressar o seu cultivo.
Acompanha tudo de Casa Vogue? Agora você pode ler as edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!

source

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.