Homenagem à Nagib Saad.
A história do percursor do transporte coletivo de Leverger à Cuiabá.
Hoje há exatos 61 anos atrás partia para os planos superiores um dos nossos cidadãos mais progressista da Leverger de Antigamente , o nosso Tio Nagib ou Papai Gi como muitos da família assim o chamavam.
Tio Nagib nascerá em 17 de junho de 1895 no longuícuo Oriente Médio , mas precisamente na milenar Síria , vindo jovem moço para o Brasil aportou em nossa cidade com sangue nas gueiras , vinha para deixar lastros.
Aqui em Leverger logo se apaixonou por uma jovem moça levergense Lygia Fontes , filha de duas famílias tradicionais , por parte da mãe ela era Bicudo e por parte do Pai era Fontes da Usina São José do Rio Abaixo.
Tio Nagib era um homem bem articulado e empreendedor , como bom observador da cidade , enxergou as possibilidades que seu espírito visionário e empreendedor poderia ali mesmo edificar e prosperar , progredir.
Logo começou com um comércio ao lado da sua residência próxima a Praça da Matriz , sua residência é a casa da foto do primeiro plano , as duas casas subsequentes da foto já faziam parte do seu comércio super concorrido que abasteciam as Usinas locais.
A população de Leverger e de toda região , como todas as Usinas compravam no estabelecimento de sua propriedade , é bom ressaltar que a época a economia de Leverger era pujante e forte , o seu comércio tinha o peso dos grandes comércios da capital.
Passados uns anos , Tio Nagib sendo um homem de grande coração e acompanhando o sofrimento da população entre o ir e vir da capital diante de enes necessidades , aliás , muitos Ele próprio atendia com seu veículo em casos de saúde e socorro , resolve comprar uma jardineira e colocar para rodar.
A Jardineira de Nagib passou a fazer o trecho de Leverger a Cuiabá diariamente para atender os cidadãos Levergenses , surgi aí a nossa famosa Nagib Saad precursora do transporte coletivo da nossa cidade , hoje quem presta esse serviço é a União Transporte.
Minha mãe Celsina era sua sobrinha sempre me falava que o Tio Nagib nunca lhe cobrava a passagem quando vinha estudar em nossa Cuiabá , aliás , ninguém da família , dessa forma ajudou quantas pessoas da terra , era um homem de coração grande e bom.
Tio Nagib sempre teve por perto um fiel escudeiro de sua total confiança , um dos nossos tios da família Bicudo , o Tio Nhonhô , era a pessoa de sua total confiança e lealdade , junto administrava o comércio e a linha da Jardineira que operava Leverger x Cuiabá.
Em casa tinha a sua Benzita junto com a Maria de Memé a cuidar e zelar do lar , aliás , Maria é a mãe da nossa querida e estimada Augusta que era filha do coração de Tia Benzita.
É bom lembrar que além do lar , tia Benzita ainda era servidora do Correio e Telégrafo do Brasil , o Correio ficava na entrada da residência do casal , ela aposentou-se por lá.
Por fim no dia 28 de dezembro de 1962 nossa Tia Benzita (Lygia) fica viúva , falece Tio Nagib , deixando-a jovem com seus 54 anos de idade , eu me lembro bem da tia sempre vestida seus lindos vestidos elegantes de luto , por longos 26 anos assim ela viveu , até o ano de 1988 quando também partiu , pessoa do bem.
Nosso Cuiabá de Antigamente é feito de narrativa de histórias como essa do Tio Nagib , do seu legado que perpétua por toda cidade e região , que jamais devemos deixar de registrar e narrar para a prosperidade , pois nosso terra foi edificada por homens e mulheres como ele.
Hoje enfatizamos no dia do seu 61 anos de morte nós do Cuiabá e Leverger de Antigamente o homenageamos , pela sua personalidade , pela sua conduta , pelo cidadão e pelo progresso que nos legou.
Deus te abençoe Tio Nagib.
“A Jardineira de Nagib já vai sair , apressa.”
Fonte : Por Celso Antonio Bicudo
Facebook : Cuiabá-MT de Antigamente