Publicidade

confira no www.newsrondonia.com.br


Sexta-Feira, 22 de Abril de 2022 – 21:00

Autor – Vanessa Moura

A cerimônia alusiva ao patrono das Polícias Militares brasileiras, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi realizada nesta sexta-feira (22), no Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar, em Porto Velho, Capital de Rondônia, e foi marcada pelo desfile da tropa e de viaturas, entrega do Diploma de “Amigo da PM” e promoção de oficiais e praças; um reconhecimento para aqueles que dedicam suas vidas na missão de proteger a sociedade.

Durante o evento, a valorização das Corporações Militares pelo Governo de Rondônia, foi destacada pelo gestor da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec, José Hélio Cysneiros Pachá, que representou o governador do Estado, Marcos Rocha.

Fotos: Daiane Mendonça

‘‘Essa é uma data feliz para nossas polícias, e o governador fez questão de nos deixar uma mensagem especial, e eu também quero parabenizar a cada um que recebeu o Diploma “Amigo da PM”, pois colaboram com serviços prestados pela Corporação, aos 209 policiais militares que receberam a medalha dedicação policial militar, referente a dez, 20, 30 e 35 anos de serviços prestados. Esse também é um dia de comemoração para os 83 promovidos, entre eles 18 beneficiados com a redução de interstício, que já havia contemplado aos praças, e recentemente se estendeu aos oficiais’’, disse o secretário.

‘‘A todos os policiais militares e bombeiros promovidos, desejo parabéns e faço um pedido que usem suas promoções para o bem da sociedade e das instituições militares. Agradeço ainda, aos deputados que aprovaram a legislação encaminhada pelo Poder Executivo; estamos assim renovando nossas Corporações militares’’, disse o governador Marcos Rocha em mensagem aos militares.

ORGULHO

Entre os policiais promovidos está o agora, major Luiz Gilson Silva, diretor do Colégio Tiradentes da Polícia Militar – CTPM I; um orgulho para mãe dele, Maria Helena Silva, 81 anos, que não mediu esforços para fazer parte deste momento especial para a família e para a sociedade rondoniense.

‘‘Tenho muito orgulho dele ter se tornado major, o criei com muito amor, e ele sempre foi um menino bom, inteligente, obediente. Nunca me deu trabalho. Fiz tudo pelos estudos dele, e estudou com muito sacrifício, passou em todas as provas que fez, e sempre se manteve calmo e humilde. É um bom filho, bom pai, bom esposo, e faz o bem para a sociedade’’, conta Maria Helena.

Fotos: Daiane Mendonça

‘‘Sou agradecido ao Governo de Rondônia, pois trouxe muitos benefícios para a categoria, tanto para praças quanto para oficiais. E hoje, temos aqui a valorização de todo o trabalho feito. Esse é um momento muito especial para nossas famílias também. Minha mãe sempre se esforçou para termos os melhores estudos, e os valores que ela me ensinou aplico na sociedade, especialmente na função que estou de diretor do Colégio Tiradentes, onde lido com crianças desde seis anos até o 3° ano do Ensino Médio, contribuindo para moldar o caráter das crianças para serem jovens e adultos de responsabilidade’’, afirma o major Luiz Gilson Silva.

PROMOÇÕES

No âmbito do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia – CBMRO, foram 84 militares promovidos, sendo cinco ao posto de coronel; seis a tenente-coronel; nove de capitão; seis a 1° tenente, e 58 à graduação de 3° sargento.

Já na PMRO, dos 83 militares promovidos, seis foram ao posto de coronel; 28 a tenente-coronel; 37 a major; quatro a 1° tenente; um à graduação de 1° sargento, e sete à graduação de 2° sargento; totalizando, 167 militares promovidos neste novo ciclo de promoções.

‘‘Em cada ciclo de promoção temos um ícone que representa a importância da data, não apenas para a nossa tropa, mas para a sociedade como um todo, como agora fazemos referência a Tiradentes. E o momento é de reconhecer o valor e os méritos de nossos policiais pela data que mais se aproxima da nossa atividade, considerando o grande vulto da Inconfidência Mineira e o papel do Tiradentes, aquele que é nosso referencial e nos inspira a trabalhar na preservação da vida e levar a sensação de Segurança Pública aos rondonienses’’, disse o comandante da PM James Alves Padilha.

Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, lembrado na cerimônia, é considerado o mártir da Inconfidência Mineira e seu legado é reconhecido até hoje, 230 anos após a sua morte.

Ele nasceu na Vila de São José Del Rei – atual cidade de Tiradentes, em Minas Gerais, em 1746, onde exerceu alguns trabalhos, entre eles tropeiro, minerador, mascate e por fim alferes, fazendo parte do regimento militar dos Dragões Reais de Minas.

AUTORIDADES

Também estiveram presentes na cerimônia os deputados estaduais Alex Silva e Eyder Brasil,  o diretor- adjunto da Sesdec, Hélio Gomes,o diretor-geral da Polícia Técnico-Científica de Rondônia (Politec), Domingos Sávio, o comandante da Base Aérea, coronel Danilo Popp Lucas, tenente-coronel BM Andrade Júnior, que representou o comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar, cel. BM Nivaldo de Azevedo Ferreira, o major PM Régis Wellington Braguin Silvério, que representou a Casa Militar, capitão de corveta Rafael de Carvalho, representante da Capitania Fluvial de Porto Velho, tenente – coronel, Felipe Bernardo Vital, representante da Casa Civil, o coordenador da Universal nas Forças Policiais, Sandro Jorge Monteiro da Silva, além de promotores de justiça, representantes de departamentos da corporação  e demais órgão do Governo.

Confira a galeria

Fonte – 010 – SECOM – GOV/RO

Read More

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.