Publicidade

A Locomotiva passa a integrar um grupo de 15 clubes brasileiros que levantaram o troféu estadual de forma consecutiva neste ano. Foi o segundo título seguido da equipe rubro-negra, que chegou a sete na história do Amapaense, sendo o quinto na era profissional do campeonato, iniciada em 1991 – entre 1944 e 1990, o torneio era considerado amador.

O título credencia o Trem às disputas das Copas Verde e do Brasil, além da Série D do Campeonato Brasileiro de 2023. Será o segundo ano consecutivo da equipe rubro-negra como representante do Estado nos torneios nacionais. Em 2022, os amapaenses caíram na primeira fase da Copa do Brasil e da Série D. Ainda não há definição sobre a realização da Copa Verde neste ano.

O Trem saiu na frente aos 18 minutos do primeiro tempo, com o meia Tharcio cobrando falta. Antes do intervalo, a partida ficou quase 40 minutos paralisada, devido à forte chuva que desabou em Macapá e encheu o Zerão de poças. Na etapa final, aos 22 minutos, o atacante Joilson Lukaku, de cabeça, empatou para o Independente. A decisão foi para os pênaltis. Coube aos goleiros decidirem, após a igualdade em por 8 a 8. Dida, da Locomotiva, converteu a cobrança e defendeu o chute de Lucas Diniz, assegurando a taça aos rubro-negros.

Além do Trem, outros nove times foram bicampeões estaduais em 2022: Manaus (Amazonense), Atlético-BA (Baiano), Brasiliense (Brasiliense), Real Noroeste (Capixaba), Cuiabá (Mato-Grossense), Campinense (Paraibano), Náutico (Pernambucano), Sergipe (Sergipano) e Tocantinópolis (Tocantinense). O Sampaio Corrêa e o Atlético-MG levaram as taças maranhense e mineira, respectivamente, pelo terceiro ano consecutivo. O Fortaleza conquistou o Cearense pelo quarto ano seguido, enquanto o Grêmio foi penta no Gaúcho. A maior dinastia, no entanto, é a do São Raimundo em Roraima: sete títulos em sequência.

source

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.