Publicidade

Notícias da sua região
Centro Oeste
Nordeste
pernambuco
Norte
acre
pará
rondônia
Sudeste
espírito santo
minas gerais
rio de janeiro
são paulo
Sul
paraná
02/04/2012 14h00 – Atualizado em 02/04/2012 14h00
Kelly MartinsDo G1 MT
Ovos de chocolate e brigadeiros com recheios regionais ganham espaço na Páscoa em Cuiabá. Muita gente prefere fugir do convencional e procura algo diferente. Sabores exóticos como o doce de mamão com rapadura, o furrundu (típico da culinária cuiabana), pixé (milho torrado,amendoim, açúcar e canela), guaraná ralado e farofa de banana ficam com um gostinho diferente ao se transformarem em recheios dos ovos de Páscoa. Há também a abóbora e o pequi  que viram doces e se unem ao chocolate.
“O sabor se diferencia na hora de temperar o chocolate. Esse é um dos passos mais importantes no momento de fazer a receita”, explica Rosani Ortiz, de 28 anos, que há um ano e meio decidiu se dedicar exclusivamente à produção caseira de bombons, brigadeiros, doces e ovos de chocolate.
Rosani ressalta que muitas frutas regionais e doces típicos podem se transformar em brigadeiro, que serão usados como recheios dos ovos. No entanto, a diferença está no tipo de chocolate que será usado e no momento em que ele deve ficar no “ponto” para ser levado à geladeira, antes de se colocar o recheio dentro.
O brigadeiro (recheio), segundo ela, também é feito em casa nos moldes tradicionais. Para fabricar um ovo regional, por exemplo, a doceira destaca que é bem simples. “É só fazer o doce de furrundu ou pequi caseiro e espalhar na casca do ovo como uma das camadas. Por cima será passada mais uma camada de chocolate, transformando o doce em recheio”, explicou.
Rosani destaca que o chocolate com sabor regional tem liderado as vendas e os pedidos de encomenda por ser algo diferente do que é oferecido nos supermercados e no comércio em geral. O chocolate com sabor de farofa de banana, item de um prato típico da culinária cuiabana, e de guaraná ralado, bebida tradicional da região, fazem sucesso entre os consumidores.
De acordo com a doceira, o valor gasto para produzir um ovo de Páscoa regional de 350 gramas varia entre R$ 10 e R$ 20. Dentro do ovo, podem ser colocado recheios de brigadeiros regionais ou bombons tradicionais. A jovem explica que o recheio deve ser feito primeiramente.
Os ingredientes para o recheio são:
120 gramas de chocolate ao leite (em barra)
½ lata de leite condensado
½ colher de manteiga
15 gotas de essência de pequi ou doce caseiro de pequi
Como fazer
Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo baixo. Mexa por 10 a 15 minutos até o recheio desgrudar da panela. Tire do fogo. Depois de pronto, coloque o recheio em um outro recipiente que deve estar untado com manteiga. Deixe esfriar e reserve.
A equipe de reportagem do G1 acompanhou o passo a passo da receita do ovo de chocolate com sabor pequi, de 350 gramas. Confira abaixo.
 
 
 
 
 
 
 

source

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.