Notícias da sua região
Centro Oeste
Nordeste
pernambuco
Norte
acre
pará
rondônia
Sudeste
espírito santo
minas gerais
rio de janeiro
são paulo
Sul
paraná
02/04/2012 14h00 – Atualizado em 02/04/2012 14h00
Kelly MartinsDo G1 MT
Ovos de chocolate e brigadeiros com recheios regionais ganham espaço na Páscoa em Cuiabá. Muita gente prefere fugir do convencional e procura algo diferente. Sabores exóticos como o doce de mamão com rapadura, o furrundu (típico da culinária cuiabana), pixé (milho torrado,amendoim, açúcar e canela), guaraná ralado e farofa de banana ficam com um gostinho diferente ao se transformarem em recheios dos ovos de Páscoa. Há também a abóbora e o pequi que viram doces e se unem ao chocolate.
“O sabor se diferencia na hora de temperar o chocolate. Esse é um dos passos mais importantes no momento de fazer a receita”, explica Rosani Ortiz, de 28 anos, que há um ano e meio decidiu se dedicar exclusivamente à produção caseira de bombons, brigadeiros, doces e ovos de chocolate.
Rosani ressalta que muitas frutas regionais e doces típicos podem se transformar em brigadeiro, que serão usados como recheios dos ovos. No entanto, a diferença está no tipo de chocolate que será usado e no momento em que ele deve ficar no “ponto” para ser levado à geladeira, antes de se colocar o recheio dentro.
O brigadeiro (recheio), segundo ela, também é feito em casa nos moldes tradicionais. Para fabricar um ovo regional, por exemplo, a doceira destaca que é bem simples. “É só fazer o doce de furrundu ou pequi caseiro e espalhar na casca do ovo como uma das camadas. Por cima será passada mais uma camada de chocolate, transformando o doce em recheio”, explicou.
Rosani destaca que o chocolate com sabor regional tem liderado as vendas e os pedidos de encomenda por ser algo diferente do que é oferecido nos supermercados e no comércio em geral. O chocolate com sabor de farofa de banana, item de um prato típico da culinária cuiabana, e de guaraná ralado, bebida tradicional da região, fazem sucesso entre os consumidores.
De acordo com a doceira, o valor gasto para produzir um ovo de Páscoa regional de 350 gramas varia entre R$ 10 e R$ 20. Dentro do ovo, podem ser colocado recheios de brigadeiros regionais ou bombons tradicionais. A jovem explica que o recheio deve ser feito primeiramente.
Os ingredientes para o recheio são:
120 gramas de chocolate ao leite (em barra)
½ lata de leite condensado
½ colher de manteiga
15 gotas de essência de pequi ou doce caseiro de pequi
Como fazer
Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo baixo. Mexa por 10 a 15 minutos até o recheio desgrudar da panela. Tire do fogo. Depois de pronto, coloque o recheio em um outro recipiente que deve estar untado com manteiga. Deixe esfriar e reserve.
A equipe de reportagem do G1 acompanhou o passo a passo da receita do ovo de chocolate com sabor pequi, de 350 gramas. Confira abaixo.