Publicidade

O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, recebeu, nesta terça-feira (01), com as boas-vindas, os 78 novos servidores públicos aprovados no último concurso, realizado em 2018. As 2.768 vagas foram preenchidas na totalidade. Em algumas pastas, inclusive, já houve posse de aprovados que ficaram como ‘classificados’. Como fez questão de reforçar o Chefe do Executivo, é um dia para se comemorar o reforço de profissionais nos quadros da gestão.

“Sem dúvidas, muitos sonhos estão sendo realizados no dia de hoje. A carreira pública vem sendo uma aspiração de muitos, mas somente o esforço e a dedicação – em algumas vezes são anos de preparação -, é que conduzem ao serviço público. Tenho certeza que vamos unir mais forças em prol do desenvolvimento da nossa Várzea Grande”.

Com a posse dos novos servidores públicos, o efetivo Municipal soma cerca de 4,5 mil colaboradores, em todas as áreas de atuação da gestão pública. “Mais uma etapa cumprida, para quem estudou e passou. E, para mim, que como prefeito assumi o compromisso de valorizar o servidor público, avançamos mais uma etapa nesta posse. Tão importante como garantir direitos, é ampliar o efetivo para melhorar a prestação e qualidade dos serviços e do atendimento à população”, pontuou Kalil.

Sonho, realização e orgulho foram as palavras mais ouvidas durante a cerimônia de posse. E por falar em sonhos, todos os empossados tinham essa palavra como primeira expressão pelo objetivo alcançado. João Lucas, analista de sistemas, foi aprovado no seu primeiro concurso público e estava bastante animado para o novo desafio. “Venho de uma família de servidores públicos. A carreira pública sempre esteve no meu radar”. Ao seu lado estava o pai, Silas Sukert, policial aposentado, que estava orgulhoso pela realização do filho. “Moro em Várzea Grande, amo essa cidade, seu povo hospitaleiro e agora só posso desejar sucesso ao João”.

Também com sentimento de realização estampado no semblante estava Bruno Fonseca, jovem de 32 anos, que tomou posse como novo Procurador do Município. “Me sinto em casa em Várzea Grande”. Ele já prestou outros concursos, foi aprovado, mas Várzea Grande foi o primeiro a convocá-lo para posse.

Junto aos 78 empossados estava uma turma de 36 agentes de Endemias e Comunitários de Saúde, bastante animada e feliz pela conquista. Eles, a maior parte com mais de uma década de serviços prestados ao Município, conseguiram ter a função certificada, após entendimento dos órgãos de controle. Eles haviam passado em concursos anteriores aos de 2018, com casos de certame realizado ainda no começo dos anos 2.000, mas que nunca haviam sido convocados ou empossados. Para cada um, o maior sentimento era de realização e conquista de um direito.  Marilza Arruda e Silva, por exemplo, atua como agente de Endemias há 16 anos e hoje, com a posse, efetivou sua participação no quadro funcional da Prefeitura. “Vai além de um sonho realizado, é uma garantia de estabilidade”.

O secretário Municipal de Administração, Anderson Nascimento Silva, destaca que entrar para o serviço público em um momento tão adverso da economia, é ter a garantia da estabilidade financeira. “Vivemos um momento de fragilidade macroeconômica e de instabilidades. Não há dúvidas que o serviço público oferta uma garantia ao servidor e oxigena toda a instituição. Unidos, com seriedade e honestidade, vamos colher bons frutos, porque a semeadura está sendo bem feita com uma gestão focada e comprometida com a valorização real do servidor”.

Questionado sobre o que os ‘calouros’ podem esperar da atual gestão, Anderson foi enfático ao afirmar que o prefeito Kalil enxerga o servidor como maior patrimônio da Prefeitura. “Dentro desse entendimento, o servidor tem que ser cuidado e zelado. O dia de hoje coroa uma oportunidade única para anos de preparação”.

O secretário de Saúde, Gonçalo de Barros, fez questão de parabenizar os agentes de Endemias e Comunitários de Saúde pela certificação e efetivação no serviço. “Vocês não são privilegiados, conquistaram direitos e são aqui beneficiados pela meritocracia. Com tantos anos de serviços prestados, Várzea Grande é que tem o privilégio de receber vocês”.

Representando a Câmara dos Vereadores, o vereador Pablo Pereira, lembrou que quando foi secretário de Administração, durante a gestão da prefeita Lucimar Campos, atuou como um dos idealizadores do concurso público, ainda em 2017. “E hoje estou aqui, partilhando da realização dos sonhos de todos vocês”.

CONQUISTAS – O prefeito destacou ainda que a posse de novos servidores, bem como a valorização profissional, foram compromissos de campanha e que estão sendo gradativamente cumpridos. “A valorização do servidor passa pelas condições de trabalho, ampliação do quadro funcional e foca, especialmente na concessão dos Reajustes Anuais (RGA) e enquadramento e nivelamento das categorias. Abrimos o ano com reajuste de 7%, em seguida promovemos a elevação de nível de todos servidores até o último nível de direito. Trabalhamos agora para que o nivelamento por classe, por títulos, seja automático em Várzea Grande”.

2 COMENTÁRIOS

  1. Cara de Pau só nomeou um na Procuradoria. Lá esta cheio de apadrinhados. Só olhar site da transparência pública. Este concurso para procurador só foi para inglês ver

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.