Publicidade

A empresa Blue Origin, do magnata americano Jeff Bezos, fundador da Amazon, lançou o foguete New Shepard ao espaço na quinta-feira, com seis turistas a bordo, na primeira viagem organizada pela companhia este ano.

Depois de sofrer vários atrasos, a missão, batizada de NS-20, lançou o foguete New Shepard às 8h58 (horário local, 10h58 de Brasília) de sua plataforma em Van Horn, no Texas.

A cápsula subiu cerca de 100 quilômetros antes de retornar à Terra, cerca de 10 minutos depois. Durante a viagem, a tripulação experimentou dois minutos sem gravidade.

Após a decolagem, o foguete acelerou três vezes a velocidade do som para superar a barreira de 80 quilômetros de altura, que é o limite com o espaço.

A cápsula voou de forma autônoma, sem piloto, e desceu à superfície auxiliada por vários paraquedas.

A bordo estavam:

  • os diretores executivos das empresas Party America e Tricor International, Marty Allen e Marc Hagle, junto com a esposa do segundo, Sharon Hagle;
  • Jim Kitchen, professor da Universidade da Carolina do Norte;
  • um ex-chefe do órgão regulador de aviação dos Estados Unidos, George Nield;
  • e o arquiteto-chefe do foguete New Shepard, Gary Lai.

A princípio, o comediante americano Pete Davidson, namorado de Kim Kardashian, havia anunciado que embarcaria nessa viagem espacial, mas acabou decidindo não se juntar à missão por motivos que não especificou, e seu lugar foi ocupado por Lai.

No último dia 21 de julho, o próprio Bezos participou do primeiro voo de sua empresa ao espaço, que durou 11 minutos. Desde então, a Blue Origin lançou 20 foguetes tripulados.

Entre as celebridades que viajaram com a Blue Origin em seus voos anteriores estão o ator de “Star Trek”, William Shatner, e o apresentador do programa “Good Morning America”, Michael Strahan.

O foguete espacial, que é reutilizável, foi batizado de New Shepard em homenagem a Alan Shepard, o primeiro americano a chegar ao espaço.

Além de Bezos, os bilionários Richard Branson, proprietário da Virgin Galactic, e Elon Musk, fundador da SpaceX, também entraram na corrida para atrair turistas bilionários e celebridades para suas viagens espaciais.

Read More

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.