Publicidade

Visando compartilhar as experiências de sucesso de Várzea Grande, conhecer outras ações inovadoras e dialogar sobre novas parcerias, o vice-prefeito José Hazama e o Secretário Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Smecel), Silvio Fidelis, participaram, nesta semana, em Gramado (RS), do evento “Educação para Transformação”. O encontro visa promover um diálogo amplo sobre o papel da Educação na sociedade, principalmente em função do cenário da crise pandêmica e seus efeitos.

“Falar sobre Educação é sempre muito importante. Neste evento, pudemos apresentar para representantes de outros municípios algumas de nossas experiências de sucesso, como a Escola em Tempo Ampliado (ETA), bem como os investimentos que temos realizados na área, como a inauguração do mais novo Centro Municipal de Educação Infantil, Brígida Maria Costa Marques”, explicou o Secretário Fidelis.

Durante o evento – que reuniu mais de mil pessoas, de 257 municípios – o secretário participou de uma mesa de debate com o tema “O Impacto da Pandemia na Educação Brasileira – Itinerários Formativos”, ao lado de dirigentes de outros quatro municípios. Na oportunidade, apresentou um breve histórico de como a cidade manteve seu compromisso com a Educação durante a pandemia e também como se estruturou rapidamente para oferecer aulas no modelo de ensino híbrido, incluindo as atividades do ETA.

“O Escola em Tempo Ampliado é um projeto que iniciamos em 2015 e hoje vemos o impacto positivo que teve em nosso Município, atendendo mais de 2 mil crianças com oficinas ligadas ao lúdico, à cultura, o letramento, o raciocínio lógico e outras vocações de cada escola participante. Trata-se de uma inovação na forma de ensinar e aprender para nossos alunos”, disse.

Seguindo também sobre o tema do congresso – “Educação Disruptiva: Pilares de uma escola que acolhe, supera, inova e transforma” – o secretário destacou outras iniciativas da pasta, como o projeto Resgate à Infância, que capacita os educadores da cidade sobre o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente; o Centro Municipal de Atendimento Especializado e Apoio à Inclusão “João Ribeiro Filho”; o Projeto Esporte para Além das Fronteiras, que oferece iniciação esportiva e estimula o desempenho escolar; o projeto Pertencimento Ambiental, que leva o tema de forma lúdica para as crianças; e a implementação da metodologia da Escola da Inteligência, que visa o desenvolvimento socioemocional dos alunos.

Buscando novas parcerias para a Educação do Município, o vice-prefeito José Hazama falou sobre como a gestão Kalil Baracat tem apoiado o desenvolvimento da Rede Municipal. “Estamos equipando todas as unidades com laboratórios de informática e, recentemente, fizemos a aquisição de mesas-tablets e lousas digitais, somando mais de R$4 milhões investidos com equipamentos e capacitação de nossos profissionais”, concluiu.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.