Publicidade

O município de Várzea Grande já está mobilizado para a Campanha do “Dia D” de Vacinação contra a gripe e o sarampo, que vai ocorrer neste sábado (30 de abril). Ao todo estarão disponibilizadas 21 Unidades Básicas de Saúde do Município para a ação de vacinação.

Para este “Dia D”, serão vacinadas crianças de seis meses a menores de cinco anos contra a gripe e o sarampo, além de trabalhadores da saúde. Já o público alvo como idosos acima de 60 anos, gestantes e puérperas receberão a vacina contra gripe.  A vacinação ocorrerá das 8h às 17h.

Nesta estratégia, da Saúde Municipal, em aderir o “DIA D” Nacional de Vacinação, o secretário de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo de Barros, também reservou unidades para vacinação da COVID-19. Serão duas unidades para vacinar crianças de 5 a 11 anos, e duas para vacinar adultos e adolescentes (11 a 17 anos), são elas: as Unidades de Saúde do Parque do Lago e Jardim Glória estarão aplicando a vacina contra a COVID-19 em crianças e as unidades do Santa Isabel e Policlínica do Cristo Rei em adolescentes e adultos. Estas unidades também vão aplicar doses da vacina contra a gripe e sarampo.

“Temos que aproveitar este “Dia D”, também para vacinar pais e crianças que ainda não receberam as doses da vacina contra a COVID-19. Lembrando que nestas unidades haverá também aplicação das vacinas contra o sarampo e gripe. É mais uma oportunidade para atingirmos o maior número possível de munícipes vacinados contra a COVID-19”, destacou o secretário.

“Já a vacina contra o sarampo, que faz parte da imunização de rotina e tem o esquema vacinal previsto de uma dose da tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola), em crianças, está sendo aplicada também em trabalhadores da saúde com a dose em atraso ou sem comprovação de vacinação, porque esse público está mais exposto à doença nos serviços de saúde. Lembrando que as vacinas, tríplice viral e influenza serão ofertadas para administração na mesma visita ao serviço de saúde. A vacinação simultânea é uma atividade recomendada pelo Programa Nacional de Imunizações para redução de oportunidades perdidas de vacinação, em crianças e profissionais da saúde”, explicou a superintendente de Vigilância em Saúde, Relva Cristina de Moura.

Já para a vacina contra a gripe, o público-alvo vigente são os profissionais da saúde e as pessoas acima de 60 anos e crianças de 6 meses a menores de cinco anos, gestantes e puérperas.  A vacina protege contra os vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin, que causaram o surto no final de 2021.

“Para crianças de seis meses a menores de cinco anos a vacinação contra gripe, antes prevista para iniciar na segunda-feira (2 de maio) foi antecipada para este sábado (30). Por isso, crianças que ainda não tomaram as vacinas contra gripe e sarampo, serão administradas simultaneamente, com a finalidade de prevenir o surgimento de complicações decorrentes das doenças, óbitos e consequências nos serviços de saúde. A vacinação contra a gripe em crianças é uma estratégia do Ministério da Saúde para minimizar a carga do vírus, reduzindo os sintomas, que também podem ser confundidos com os da COVID-19. O alerta para a importância da imunização com a vacina Influenza – gripe – aos grupos definidos pelo Plano Nacional de Imunização”, alertou Relva Cristina.

– Unidades de Saúde abertas para o “Dia D” de Vacinação: Gripe e Sarampo

– Horário: 8h às 17h sem intervalo para o almoço.

1) – Centro de Saúde do Água Limpa

2) – Centro de Saúde Nossa Senhora da Guia

3) – Estratégia Saúde da Família (ESF) – Água Vermelha

4) – ESF Jardim Manaíra

5) – ESF Cabo Michel

6) – Clínica de Atenção Primária à Saúde do Jardim Glória

7) – ESF Vila Arthur

8) – ESF Ouro Verde

9) – ESF Capão Grande

10) – Clínica de Atenção Primária à Saúde Marajoara

11) – Unidade Saúde da Família -USF- Santa Isabel

12) – ESF Jardim

Eldorado

13) – ESF São Mateus

14) – Clínica de Atenção Primária à Saúde 24 de dezembro

15) – ESF Souza Lima (área Rural)

16) – Centro de Saúde Cohab Cristo Rei

17) – Clínica de Atenção Primária Parque do Lago

18) – ESF Unipark

19) – Clínica de Atenção Primária à Saúde Cristo Rei

20) – ESF Jardim União

21) – ESF Construmat/ Alameda

 

– Unidades de Saúde que irão vacinar contra a COVID-19, Sarampo e Gripe:

– Horário: 8h às 17h sem intervalo para o almoço.

 

– Crianças de 5 a 11 anos: Unidades de Saúde do Parque do Lago e Jardim Glória.

– Adultos e Adolescentes: As Unidades de Saúde do Santa Isabel e Policlínica do Cristo Rei.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.